Skip links
Dia do Feriado

Dia de feriado: não trabalhar ou trocar por outro dia da semana?

Hoje a cidade de São Paulo completa 469 anos. Portanto, é feriado na capital paulista. Para a Manacá Comunicação e Marketing os feriados são muito relativos, afinal temos clientes de norte a sul, de leste a oeste do Brasil e nossa operação não para – portanto sempre temos alguém para atender os nossos clientes. Como estamos baseados na “terra da garoa”, seguimos os feriados municipais e consequentemente estaduais e nacionais. Contudo, temos notado que algumas empresas estão adotando a troca da data festiva por outra mais conveniente como sexta ou segunda, “emendando o feriado”.

A princípio parece uma ideia interessante, afinal atende um anseio de parte dos colaboradores – que pode ter uma sequência maior de tempo livre. Por outro lado, a relação entre clientes, fornecedores e prestadores de serviços fica desequilibrada. Afinal, o feriado é uma espécie de combinado sociedade em que em determinadas datas as pessoas não trabalham (excluindo-se as atividades essenciais). Inclusive, é muito comum que pessoas fora de São Paulo, por exemplo, saibam que 25 de janeiro é feriado de aniversário da cidade, assim como 01 de março, é aniversário e feriado na cidade do Rio de Janeiro – portanto as empresas não trabalham.

Os feriados foram criados na antiguidade, há 4 mil anos os povos da Babilônia instituíram o primeiro dia do ano como um dia livre de trabalho – a data era motivo de celebração para o novo ciclo. Os romanos tinham diversos feriados ligados à adoração das divindades religiosos e assim como na idade média, os feriados eram reservados para longas atividades religiosas e de reflexão, que não poderiam ser realizadas se as pessoas estivessem trabalhando. E assim seguimos até hoje, com feriados nacionais que param o Brasil, para celebrações como o Carnaval, Tiradentes, Dia do Trabalho, Nossa Senhora de Aparecida e assim segue o calendário.

Portanto, é fácil concluir que os feriados estão ligados à celebrações. Hoje, por exemplo, há diversos shows e atividades culturais gratuitas. Nas datas religiosas, há uma extensa programação de missas – que em tese, em um país essencialmente católico – as pessoas podem participar. Sendo assim, os feriados não são somente um dia para não trabalhar, mas para fazer algo diferente do cotidiano, que só acontece naquele dia específico. Trocar o dia do ferido pela segunda ou sexta-feira quebra toda essa lógica da sociedade. Mais que isso, prejudica o trabalho daquele que seguiu o consenso, afinal se você precisa lidar com stakeholders externos, eles não estarão trabalhando no mesmo dia que você.

É importante lembrar, que a troca do dia de feriado está autorizada pelo inciso XI do art. 611-A da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e requer previsão em convenção ou acordo coletivo. Isso significa que não pode ser efetivada por acordo individual. No entanto, pode ser implementada através de acordo coletivo. Portanto, é legal e tem sido utilizado como uma forma de benefício para algumas empresas, que se autointitulam de modernas ou disruptivas. Do ponto de vista da comunicação interna e recursos humanos, a prática precisa ser muito bem analisada. Afinal, por mais interessante que possa parecer é – os colaboradores que lidam com o público externo podem ser prejudicados nas tarefas do dia a dia.

Uma solução positiva é dividir a equipe entre quem quer seguir o consenso e quem não quer, mas deve-se deixar sempre alguém na retaguarda – assim é possível garantir o mínimo funcionamento das atividades em dois dias da semana, que serão diferentes dos demais. Esse é o tipo de discussão que a Manacá Comunicação e Marketing se envolve com os clientes em que atendemos comunicação interna. No final, tudo isso faz parte do nosso processo de “onboarding no cliente” e mais, do quanto a imagem desse cliente é impactado com os públicos em que ele se relaciona – interno e externo.

A Manacá Comunicação e Marketing é uma agência especializada no atendimento de empresas do mercado B2B. Entendemos os desafios dos setores de comunicação, recursos humanos e desenvolvimento organização, no relacionamento e engajamento do público interno. Contamos com um verdadeiro time de experts em comunicação interna e endomarketing, que estudam incessantemente as melhores ferramentas e as boas práticas do mercado. Portanto, estamos preparados e gostaríamos de entender o seu desafio e propor as melhores soluções. Manacá Comunicação e Marketing: a origem do resultado é a realização. Estamos prontos para conversar sobre as suas expectativas.

Leave a comment

A Manacá Comunicação e Marketing utiliza cookies para facilitar a navegação e a interação dos usuários. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com as nossas configurações e a nossa política de uso de cookies.
Fale com a Manacá Comunicação e Marketing
Enviar via WhatsApp