Em um dia como hoje, muito próximo do Natal, nascia a Manacá Comunicação. Em 2012, a Internet já era uma terra fértil de novas oportunidades de negócio, mas a Manacá surgiu como uma proposta de empreendedorismo de apoio aos pequenos negócios. O nosso primeiro cliente, que permanece conosco até hoje é a Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Suffolk (ABCOS), um dos nossos clientes que cultivamos um carinho enorme, não somente pela raça Suffolk, especificamente, mas por toda a ovinocultura e a pecuária.
De lá pra cá, mais de 50 organizações passaram pelas mãos ou galhos da Manacá – nos mais diversos setores e também nas mais diversas áreas da comunicação, de assessoria de imprensa até projetos 100% digitais. Nos primeiros cinco anos, a Manacá era só uma empresa do Grupo Oliveira e Piesco Associados (OPA!), que administrava os blogs Libero Alimentos, Libero Social e a loja online Presenteiros.
Contudo, nos últimos cinco anos, a Manacá ganhou corpo e conquistou clientes de destaque, como o Grupo MD Health e a Engeform, que impactaram positivamente na cultura da agência. Nesse período a grupo OPA! foi desmantelado e seus fundadores – Leonardo Oliveira e Bruno Piesco – adotaram a Manacá como atividade principal, descontinuando outros negócios. O mercado exigia diversidade, agilidade, qualidade e dedicação integral à agência.
Aliás, a relação entre os sócios não poderia ser melhor. Comparada a um casamento, Leo e Bruno são amigos há 20 anos – desde os tempos de escola – e mantêm uma relação baseada no respeito e admiração mútua, que reflete muito no jeito de ser da Manacá. O foco no resultado e na satisfação dos nossos clientes é, realmente, o que nos coloca na mesma direção.
Também nos últimos cinco anos a Manacá tomou uma decisão importante: torna-se uma agência de comunicação especializada em marketing B2B. Assim, toda a estrutura, estudos de mercado e serviços passou a ser pensada para atender empresas que atuam no mercado B2B. Em 2019, ampliamos o conceito da agência para comunicação e marketing, em vez de apenas comunicação.
Muito além da alteração do “sub line” mudamos o nosso modo de governança e gestão. Investimos em capacitação, sistemas, produtos e serviços, estruturamos a empresa para que até o ano que vem estejamos em um patamar que alcancemos as nossas metas internas. A pandemia impôs uma série de desafios e oportunidades para as atividades de comunicação e marketing e a Manacá estava preparada.
Entre 2021 e 2022, a Manacá registrou um crescimento de 32% de faturamento. O que possibilita a contratação de mais e melhores profissionais, além da aquisição de sistemas e ferramentas, que tornam a empresa ainda mais competitiva. A expectativa para os próximos anos é crescer em torno de 40% ao ano e, finalmente, tornar-se uma referência em agência de comunicação e marketing focada no B2B no Brasil.
Aguardem os próximos capítulos!