Marketing bom é o que funciona. O resto, é só resto
O velho Koko, Philip Kotler, é um senhor calvo, de 92 anos de idade e uma referência para profissionais de comunicação e marketing. Considerado o pai do marketing, Kotler é autor de quase 100 livros (embora os últimos não pareçam que foi ele que escreveu) e determinou diversos conceitos de marketing.
O seu maior sucesso é o livro “Administração de Marketing”, desde então se tornou mais que um frasista, mas também um guru do marketing ou talvez um oráculo. O fato é que sua forma de ver o mundo dos negócios, especialmente o marketing, pauta até hoje a forma como trabalhamos. Kotler tem formação em Economia, portanto construiu uma base profissional falando de dinheiro, que é o que realmente importa no final do mês.
Embora Koko seja brilhante, outros profissionais não podem ser deixados de lado: Seth Godin, Theodore Levitt, Avinash Kaushik, Jerome McCarthy e tantos outros. Contudo, no meio de tantas teorias e conceitos, existe a prática e como diria o saudoso Joelmir Beting, “Na prática a teoria é outra”. Parece clichê e é.
O fato é que independente do produto, mercado ou aquela ideia genial que você teve no banho o que importa é o resultado. Da mesma forma que em qualquer outra parte da vida, o “marketing bom é o que funciona. O resto, é só o resto”. É lógico que o resto é carregado de tentativas, acerto e erros, mas eles não são contabilizados pelo sucesso.
O incrível jogador de basquete Michael Jordan errou mais de 9 mil cestas e perdeu quase 300 jogos. Contudo, ele só é conhecido por ter acertado mais de 30 mil cestas e pelos seis títulos da NBA, pelo Chicago Bulls. O resultado é o que entra para a história. No marketing é a mesma coisa: você traz ou não resultado.
Na Manacá nós temos um mantra: “Somos especialistas em comunicação e marketing B2B – buscamos sempre os melhores resultados”. Observe que é “buscamos sempre os melhores resultados” e não “entregamos sempre os melhores resultados”. Afinal, mentir é estar fora do jogo. Nós temos um time excepcional, mas a gente não ganha sempre, a gente erra algumas cestas – e tá tudo certo!
Embora o título deste artigo seja azedo, o texto é mais realista. O resultado é construído a quatro mãos jurídicas, as mãos da Manacá e do cliente. Os conceitos de Kotler e Godin, somado a nossa experiência e o conhecimento do cliente, possibilitam resultados incríveis. Todo mês, a gente coloca um pontinho na cesta do sucesso.
Em negócios tão complexos e desafiadores como os do B2B, nos orgulhamos muito de impactar positivamente nossos clientes. O mercado é duro, quem trabalha como comunicação e marketing sabe que estamos devendo todos os dias. Se uma novidade saiu ontem, como podemos aplicar hoje? Contudo, é o sucesso que paga as contas e a Manacá só caminha na estrada do crescimento.
Quer construir com a gente o sucesso da sua empresa? Entre em contato com a gente, pode ser por e-mail ou pelo WhatsApp > (11)987 017 592, que teremos o maior prazer de falar sobre os seus desafios e como podemos superá-los!